Top

Mensagem sobre a Pandemia do Coronavírus como um seguidor de Nembutsu

O Covid 19 (Coronavírus) está se espalhando em todos os lugares do mundo e ainda não pode ser contido. Aqui no Japão, estamos entrando em nova fase com a declaração de “estado de emergência”.
Primeiramente quero expressar minhas condolênciaspor aqueles que faleceram pelo contágio do Covid 19 tanto aqui no Japão como no mundo. E também desejo melhoras àqueles que estão em tratamento por contágio. Quero ainda manifestar minha admiração e gratidão àqueles que estão dedicados a tratar e salvar pacientes sob alto risco de contaminação.
Nesta situação tão crítica, pessoas do mundo inteiro estão unindo forças, se encorajando mutuamente. Porém, as ações das pessoas podem causarmais propagação por contágio pelo vírus pormuitas pessoas não perceberem ou não manifestaremsintomas. Precisamos compreender e agir corretamente quanto ao risco de contágio e quanto ao modo do vírus atuar, tentando não criar discriminação e preconceito, tratando com consideração, respeito e carinho mútuo.Assim, poderemos conduzir nossas ações com plena atenção.
O Buda Shakyamuni nos ensinou que a fonte de nossos sofrimentos é a ignorância e paixões maléficas. Shinran Shonin também nos instruiu com a frase: “seres ignorantes repletos de paixões maléficas”. Ambos nos encaminham a perceber o egocentrismo de cada um de nós. Exatamente no momento atual, é preciso viver compartilhando alegria e tristeza com as pessoas.
O Budismo nos ensina com o conceito de “interdependência” que todos os fenômenos estão interligados por causas e condições. A causa da propagação pelo contágio do Covid 19 nos dizem sedá pelo contato pessoal. Em virtude desse fato, quando há necessidade de nos relacionarmos com pessoas, sentimos insegurança e inquietação. Apesar disso, não devemos entender a interligação somente no sentido superficial, considerando negativamente que esta é perigosa. Justamente no momento de uma pandemia de âmbito mundial, precisamos despertar para o verdadeiro significado da interligação que o Budismo nos ensina.
É importante agora sermos conduzidos pela sabedoria búdica, no meio da grande compaixão do Buda, reconhecendo a importância de conviver em mútua cooperação, para assim, podermos conter a pandemia do vírus. É óbvio que a declaração de estado de emergência não garante vitória sobre o risco do vírus, mas sim, é a ação apropriada de cada um de nós junto como empenho de muitos outros.
A existência de cada um de nós serácompartilhada com alegria para todas as pessoas do mundo, se a vivermosnas ligações pessoais, para superarmos juntos esta adversidade. Vamos sustentar uns aos outros e unir forças, em cada lugar, para que não se apague a Chama do Dharma e a nossa tradição, recebendo a mais o pensamento do Nembutsu que “nos salva tal como somos”. Dediquemos e nos empenhemos com plena força, para retornarmos ao mundo onde se vive com serenidade.
14 de abril de 2020

Chiko Iwagami
Superintendente
Jodo Shinshu Hongwanji-ha