Volta

Realização do 16º Congresso Mundial de Mulheres Budistas em San Francisco/EUA

Nos últimos dias 31 de agosto e 01 de setembro foi realizado o 16º Congresso Mundial de Mulheres Budistas no Hotel Marriot, em San Francisco, nos Estados Unidos da América.

Desta vez, o número de participantes da nossa delegação sul americana foi de apenas 18 pessoas, mas, pudemos constatar que mesmo o número de participantes das outras Missões e, até mesmo do Japão tem diminuído e, assim, neste Congresso foi menos de 1700 participantes no total. O envelhecimento dos adeptos e a dificuldade em formar sucessores são os principais motivos comum em todos os países. Além disso, neste Congresso os custos foram relativamente elevados, e, principalmente no Brasil, com a alta do dólar chegando a mais de 4 reais, dificultou muito a adesão. Desta forma, no final das contas, infelizmente, nem conseguimos juntar o número suficiente de participantes para formar um grupo de passeio opcional.

Mas, o Congresso como um todo foi muito bom! Além disso, no dia 2, quando chegamos no aeroporto de San Francisco reencontramos com o Patriarca e sua comitiva que aguardava o voo que estava atrasado. Com isso, o Patriarca cumprimentou a cada um de nós com aperto de mão, o que deixou a todos muito feliz. O nosso voo ao Brasil era com conexão em Chicago, mas, também acabou atrasando muito, o que impossibilitou de chegarmos a tempo de pegar o voo de conexão. No final das contas, tivemos que ficar mais um dia em Chicago. Passando por esse problema, muito egoisticamente pensei: “_ainda bem que o número de participantes da nossa delegação foi pequeno!”

O 17º Congresso Mundial será realizado daqui a 4 anos no Hongwanji de Kyoto, Japão, em maio de 2023, no ensejo das Comemorações dos 850 anos de nascimento do Mestre Shinran e 800 anos de Fundação da Jodo Shinshu. E, mais 4 anos depois, pela sequência será a vez da nossa Missão Sul Americana. Se não pensarmos seriamente em aproveitar esta oportunidade para buscar o rejuvenescimento dos adeptos, a nossa Federação Budista Sul Americana estará correndo o sério risco de extinção. Portanto, desde já temos que iniciar o movimento para chamar maior número possível de pessoas de faixas etárias mais novas para participar no próximo Congresso Mundial, no Japão, daqui a 4 anos.