Volta

Realização do 33º Congresso Sul Americano de Seniores Budistas e 5º Congresso da Criansangha

Realização do 33º Congresso Sul Americano de Seniores Budistas e 5º Congresso da Criansangha
Mário Kajiwara

No último dia 04 de junho, num domingo ensolarado, foram realizados o 33º Congresso Sul Americano de Seniores Budistas juntamente com o 5º Congresso da Criansangha em Osvaldo Cruz – SP.
Nesta edição, participaram cerca de 180 pessoas entre jovens e adultos e, 40 crianças entre 3 e 12 anos de idade, vindas de 10 cidades: Araçatuba, Adamantina, Dracena, Lins, Londrina, Marilia, Presidente Prudente, Pompeia, Tupã e Osvaldo Cruz.
Logo depois das 7 horas da manhã os participantes dos eventos que começaram a se reunir no Templo HonpaHongwanji de Osvaldo Cruz foram recepcionados com um delicioso café da manhã preparado com muito carinho pelas senhoras da Associação das Senhoras Budistas do Templo. E, em seguida, se deslocaram para a Associação Nipo-Brasileira de Osvaldo Cruz, ADOC, que foi o principal local de atividades dos Congressos.
A Cerimônia de Abertura que estava prevista para iniciar às 9 horas começou com mais de 20 minutos de atraso, no entanto, como o horário da palestra estava programado com tempo de sobra, foi possível reajustar os horários e depois controlar à medida das programações, de forma que ao final a programação geral encerrou-se dentro do horário previsto.
Após a Cerimônia de Abertura os congressistas se reuniram para a sessão de fotos. Depois, o grupo das crianças foi separado dos adultos e conduzido ao ginásio de esportes da prefeitura municipal de Osvaldo Cruz para participar das atividades de gincanas organizadas pelos membros da Associação de Jovens Budistas do Templo HonpaHongwanji de Presidente Prudente. Simultaneamente, o grupo dos adultos permaneceram no salão da ADOC para ouvir a palestra do Rev. ShonenOikawa, monge responsável do Templo HonpaHongwanji de Marília.
Após a palestra e gincanas foi servido o almoço.
Antes de iniciar a palestra do Professor Vicente Oyama, de Osvaldo Cruz, o Rev. Mário Kajiwara apresentou, principalmente, para as crianças, uma das narrativas da estória do Buda Shakyamuni chamada “A oferta do Rei Shibi” com a ajuda de quatro jovens da Associação de Jovens Budistas do Templo de Presidente Prudente que fizeram a encenação da estória narrada que foi concluída com a moral da história de que todas as vidas, por mais diferente que sejam na sua forma e aparência, possui o mesmo valor, mesmo peso que a nossa própria vida. Assim, é importante não esquecermos de agradecer às vidas que são sacrificadas para sustentar a nossa vida que recebemos como alimentos diários, dizendo as palavras de agradecimentos: “itadakimassu”, antes e, “gotissôussamadeshita”, depois das refeições. Depois disso, o próprio palestrante, Professor Vicente Oyama, disse às crianças e jovens sobre a importância de se esforçar nos estudos e ouvir e seguir as orientações dos pais para se ter um futuro com resultados mais promissores na vida. As crianças foram conduzidas mais uma vez para o ginásio de esportes da cidade sob a orientação dos jovens da Associação de Jovens Budistas do Templo de Presidente Prudente que desenvolveram mais atividades recreativas e gincanas. Enquanto isso, o Professor Vicente Oyama fez a palestra para o grupo adulto, com apresentações de slides ele falou sobre a Cidade de Osvaldo Cruz, sua história.
Depois, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária 2017 da Liga Sul Americana de Seniores Budistas. Os principais assuntos deliberados foram a confirmação da realização do 19º KôhakuUtagassen da Liga Sul Americano de Seniores Budistas, em Marília, no dia 10 de setembro próximo; a questão de realização do Congresso Unificado dos Adeptos no próximo ano, com participação das Ligas das Senhoras, Seniores, Jovens e da Criansangha, em virtude da primeira visita oficial do 25º Patriarca da nossa Escola Budista JodoShinshu ao Brasil no mês de setembro; a realização do 20º KôhakuUtagassen da Liga Sul Americana de Seniores Budistas em 2018, que foi confirmada pela cidade de Presidente Prudente como sede deste evento. E, Araçatuba e Dracena levaram as propostas para serem analisados e confirmados posteriormente sobre as realizações dos 34º Congresso de Seniores Budistas e 6º Congresso da Criansangha, e 21º Kôhakuutagassen da Liga dos Seniores Budistas, em 2019, respectivamente. Decidiu-se também em determinar o quarto domingo do mês de maio como data definitiva no calendário da nossa Federação Budista para a realização dos Congressos de Seniores Budistas e da Criansangha, de agora em diante. Após a Assembleia Geral, foi realizada a Cerimônia de Encerramento dos Congressos. E, alguns minutos depois de servir o jantar, começaram as apresentações de danças e karaoke’s, enfim, as apresentações artísticas por cidades. O encerramento geral foi com a dança do Bon-Odori “Oyama Ondo” e com o tradicional cântico do “Hotaru no Hikari”.

As realizações do 33º Congresso Sul Americano de Seniores Budistas e 5º Congresso da Criansangha em Osvaldo Cruz só foram possíveis graças à compreensão, colaboração e participação dos membros do Bukkyôkai, BukkyôFujinkai e do BukkyôSeinenkai (DôbôSeinenkai) do Templo de Osvaldo Cruz e, com o apoio e parceria da Associação Nipo-Brasileira de Osvaldo Cruz (ADOC) e da Prefeitura Municipal de Osvaldo Cruz que gentilmente concederam o uso do seu salão social e do ginásio de esportes municipal para as atividades desses eventos. E, principalmente, em relação às atividades da Criansangha, no dia do evento, recebemos a grande colaboração dos membros da Associação de Jovens Budistas do Templo HonpaHongwanji de Presidente Prudente. Assim, aproveitando este espaço do Jornal do Hongwanji, gostaria de externar os nossos sinceros agradecimentos a todos que estiveram envolvidos na organização e realização desses eventos. Muito obrigado!

Em Reverência