Volta

Templo HonpaHongwanji do Brasil realiza os Ofícios de Ação de Graças ao FundadorShinranShonin – 2017

Neste ano, também, foram realizados os Ofícios de Ação de Graças ao FundadorShinranShonin durante 3 dias, com início no dia 14 de janeiro. Agraciados com dias ensolarados, monges e adeptos de muitas regiões do Brasil se reuniram para lembrar e louvar as virtudes do FundadorShinranShonin. Pudemos ouvir as palestras de vários monges, um acontecimento possível somente na ocasião deste Ofício.
Desta vez, como uma nova experiência, através da orientação do Bispo Somayama, as senhoras da Associação das Senhoras Budistas do Templo colaboraram para ornamentar o altar do Buda com oferendas bastante coloridas. No Japão é muito comum uso de doces desidratados, mas, aqui no Brasil é muito difícil encontra-los. Então, foram utilizados doces dos tipos Marshmallows e gummys para deixar mais colorido. Os tradicionais bolinhos de arroz (moti’s) também foram produzidos com a colaboração dos senhores da Associação Mantenedora do Templo e as senhoras da Associação das Senhoras Budistas que os cortaram em pequenas esferas, empilharam, e com o uso de corante vermelho tingiram-nos em forma de losango, estampa tradicional nos altares dos templos japoneses. Mesmo a oferenda de frutas teve inovação colando cada fruto de uva que foi cortado, separado com bastante cuidado e moldado nos formatos adequados. Muitos dos participantes registraram a ornamentação do altar em suas máquinas fotográficas e celulares, impressionados e felizes com o fato de ter visto, pela primeira vez, uma ornamentação do altar tão autêntica.
Os deliciosos pratos das refeições após o Ofício Memorial, “Otoki”, foram preparados pelas senhoras da Associação das Senhoras Budistas do Templo que, nos três dias de Ofício, muitas delas pernoitaram no Templo para servir a todos os participantes. Graças a todas as benevolências, pudemos desfrutar dos deliciosos pratos da culinária budista que não utiliza carnes, “ShojinRyôri”; todos retornaram a seus lares com o sentimento pleno, da alegria do encontro com o extraordinário e precioso Dharma.